menu

margarida.net

Grutas de Mira de Aires

Calendário de artigos

< Janeiro 2016 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
        01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Já há quase 2 anos que estava para ir às Grutas de Mira de Aires e por duas vezes tinha combinado com pessoal e não se chegou a avançar.

2016 revelou-se mais eficiente com a ida às grutas no segundo dia do ano numa comemoração especial do primeiro ano numa fase nova numa experiência bem diferente! Uma maravilha natural de Portugal! A 115 km de Lisboa e a 200 km do Porto.

Grutas de Mira de Aire
Grutas de Mira de Aire

Mas primeiro, almoço!

Sopa da pedra em Almeirim

A caminho das grutas, parar em Almeirim para experimentar a sopa da pedra no restaurante O Forno com letras bem grandes na fachada e aguardar na fila de espera à entrada após dar o nome ao empregado do polo verde.

Sopa da Pedra - Restaurante O Forno, Almeirim
Restaurante O Forno em Almeirim

O restaurante é bem grande, aparentemente ainda tem mais um piso e estava lotado! A cozinha é super comprida e aberta, dá para ver a grande quantidade de pessoal a trabalhar e os empregados andam de um lado para o outro a servir os clientes, no entanto, apesar do reboliço e da quantidade de clientes, o serviço é super eficiente e rápido.

Gostei da sopa da pedra mas não ficou a minha favorita, não ligo muito ao caldo com sabor a chouriço mas a carne da sopa estava óptima!

Sopa da Pedra - Restaurante O Forno, Almeirim
Sopa da Pedra

Pedimos também um polvo à lagareiro e continuámos a achar um serviço mais rápido que muitos restaurantes com menos capacidade que aquele e estava cozinhado deliciosamente.

Sopa da Pedra - Restaurante O Forno, Almeirim Sopa da Pedra - Restaurante O Forno, Almeirim
Polvo à Lagareiro

O espaço tende a ser barulhento mas o tecto é alto e dispersa o som. Achámos o preço barato para a quantidade e qualidade. Para uma dose de sopa e uma dose de polvo para dois e duas stouts, rondou os 22 €. Saímos de lá muito cheios e satisfeitos. Têm take away, viu-se muita gente a entrar e sair com saquinhos. É indicado para grupos, pois têm mesas compridas e tinha muitas famílias com carrinhos de bebé.

Museu da Aguarela de Roque Gameiro

A caminho das Grutas de Mira de Aire passamos pela localidade Minde e por uma tabuleta a dizer Museu da Aguarela de Roque Gameiro, o que me pareceu super interessante e comecei a cuscar indicações e horários no telemóvel mas não tivemos oportunidade pois já saímos tarde das grutas, fica a notinha para a próxima!

Atualmente, o horário indicado é das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 de terça-feira a domingo.

Grutas de Mira de Aires

Estacionamento e entrada

As grutas têm estacionamento próprio e uma entrada toda limpa e com boas indicações visíveis para cada área (bilheteira, loja, wc) e que, por termos ido em janeiro, pareceu estar tudo um pouco deserto mas que faz acreditar que no verão deve ser um sitio que está à pinha.

Estacionamento das Grutas de Mira de Aire
Estacionamento das Grutas de Mira de Aire
Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire
Entrada na zona das Grutas de Mira de Aire

Na bilheteira indicaram-nos quanto tempo faltava para se iniciar a próxima visita, pois é formado um grupo e um guia acompanha-nos a visita toda. Existe também uma lista de indicações úteis na zona da biheteira.

Grutas de Mira de Aire
Avisos

Animais

Como ainda devia faltar cerca de 15 minutos para a nossa visita circulámos pela área e têm uma zona com animais com galinhas, faisões, coelhos e umas galinhas todas pomposas, denominadas galinhas sedosas, muito giro.

Galinhas sedosas - Grutas de Mira de Aire Galinhas sedosas - Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire
Animais nas grutas de Mira de Aire

Vídeo no Auditório

Entramos para o Auditório e o vídeo é bastante informativo sobre a história e a extensão das grutas. Ainda bem que têm esta parte. O vídeo é falado em português, não sei se haverão outros idiomas no caso de haver estrangeiros.

Guia e duração

Tinha ficado um pouco triste quando li nos avisos que iamos ter um funcionário a acompanhar mas que as visitas não iam ser guiadas, no entanto, o senhor parou em pontos estratégicos e informou-nos alguns fatos interessantes! Não sei se fará sempre ou se é nas últimas visitas, ou se porque no nosso grupo, ia uma senhora idosa que tinha dificuldades nos degraus e demorava imenso tempo a chegar até aos pontos de paragem. No final da viagem também ficámos a saber que a senhora não se tinha sentido muito bem, talvez estoirada do esforço. Pelas leituras que fiz na net antes de ir e mesmo nos avisos perto da bilheteira, não é mesmo aconselhável pessoas com mobilidade reduzida, são muitos degraus e a extensão da gruta ainda é grande e demorada.
Pelos cálculos dos tempos das fotos, desde que entrámos para a visita até sairmos, demorámos uma hora mas ainda ficámos mais 10 minutos no museu que se encontra à saida das grutas.

Interior das Grutas

Para começar leva-se com várias pingas em cima. Parece, no entanto, acontecer no início, deixei de sentir (ou deixou de me incomodar) à medida que desciamos.

Grutas de Mira de Aire
Entrada

As escadas são bem feitas, tinha imaginado algo ingreme e precário como em castelos antigos mas aqui não é nada disso, tudo arranjadinho e com pouca altura entre elas.

Grutas de Mira de Aire Escadas - Grutas de Mira de Aire
Escadas

Usei um misto de algumas fotos com flash e outras sem flash pois há pouca luz, no entanto, vê-se bem o caminho e existem várias luzes coloridas pelos sitios que fazem efeitos bonitos.

Grutas de Mira de Aire
Cascata
Restos de mamíferos quaternários - Grutas de Mira de Aire
Restos de mamíferos quaternários encontrados nas Grutas de Mira de Aires
Grutas de Mira de Aire
Moedas de desejos pedidos
Poço - Grutas de Mira de Aire
Poço
Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire
Interior das grutas
Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire
Fontes luminosas

Elevador

Perto do elevador existem pedras preciosas muito belas e o elevador leva 1 minuto a subir 110 metros, o equivalente a cerca de 25 andares.

Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire Grutas de Mira de Aire

Museu

Achei o museu excelente, até porque não estava à espera que existisse algo mais depois das grutas. Não é muito grande mas tem muitas peças interessantes, desde fósseis, minerais e rochas. Ficámos lá uns bons 10 minutos enquanto o resto do grupo desapareceu.

Museu das Grutas de Mira de Aire
Museu das Grutas de Mira de Aire
Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire Museu das Grutas de Mira de Aire
Fósseis
Rochas vulcânicas - Museu das Grutas de Mira de Aire Rochas Plutónicas - Museu das Grutas de Mira de Aire
Rochas
Oxidos e Hidróxidos - Museu das Grutas de Mira de Aire Gaspe, Fluorite e Opala - Museu das Grutas de Mira de Aire Quartzo Cristal - Museu das Grutas de Mira de Aire Gesso verde, Distena e Celestite - Museu das Grutas de Mira de Aire
Minerais

Depois do museu ainda há outra sala com informação das grutas e, de um mapa que gostei especialmente, do relevo em Portugal, que deverá chamar-se algo como mapa hipsométrico (penso eu).

Museu das Grutas de Mira de Aire
Sala sobre as grutas
Mapa hipsométrico de Portugal - relevo - Museu das Grutas de Mira de Aire
Mapa hipsométrico de Portugal
Mapa da gruta turística - Museu das Grutas de Mira de Aire
Mapa da gruta turística

Extensão das Grutas de Mira de Aires

As grutas têm uma extensão de 11500 metros mas o percurso turístico só permite visitar 600 metros.

Temperatura dentro das grutas

Segundo o panfleto que nos dão na bilheteira, a temperatura interior da gruta ronda os 17ºC e, por isso, mesmo no verão será aconselhável casaco.

Horário das Grutas de Mira de Aires

Estão abertas todo o ano mas em baixo fica o horário.

Mês Início Fim
Outubro a Março 09:30 17:30
Abril e Maio 09:30 18:00
Junho e Setembro 09:30 19:00
Julho e Agosto 09:30 20:00

Parque aquático das Grutas de Mira de Aires

À saida da visita às grutas temos um miradouro e dá para ver o parque aquático mas já era de noite, não deu para ver bem como é, apenas pela foto no panfleto, parece saber bem no verão.

Sala de Eventos

Também pelo panfleto, no interior da gruta dispõe de uma sala de eventos, o que dá um ar super diferente e intimista.

Uma visita às Grutas de Mira de Aires proporciona uma tarde bem passada num ambiente diferente e espetacular e também muito educativo. Gostaria de ter visitado as grutas muito mais cedo, nomeadamente no ensino secundário ou até mesmo antes!

Comentários