menu

margarida.net

Blog

O nascimento

A 20 de agosto de 2002, dentro do site do meu canal do IRC, alojado nos servidores da Netvisão (Cabovisão), nasceu o Daisy Weblogs! Um pequeno cantinho para a founder do canal deixar-se de monólogos no programa de chat e concentrar a informação num só sitio. Como andava na onda do HTML em vez de estragar o site do blog ficava com um sitiozinho só meu para brincar à vontade.

Os weblogs

Este tipo de site, um weblog pessoal, virado para um diário, já era popular pelo mundo mas também me lembro de uns blogs portugueses jeitosos que gostava de seguir, nomeadamente, da Marciana, do Ghostboy e do David Fonseca. Atualmente só o liwl. Penso que por volta de 2003 deu-se o boom na imprensa em Portugal, formando a palavra portuguesa blogue e o crescimento vertiginoso de blogues portugueses e respetivos abandonos mais tarde (claro que nem todos).

Private emotion

O título original do blog não durou muito e passou para Private Emotion inspirado numa canção e porque sempre gostei da onda de parecer ter um site que parecesse um cantinho mais privado apesar de estar na internet...

Margarida.net

A 30 de junho de 2015 teve um novo domínio e por isso, o seu próprio nome todo bónito - margarida.net! O título anterior foi ficando até um dia deixar de o utilizar.

Esse domínio veio em conjunto com um alojamento pago para expandir um bocado as coisas, já que o alojamento grátis inicial tinha as suas limitações e nem um pequeno include (a única coisa que eu queria utilizar com PHP) me deixava fazer para eu deixar de utilizar o raio dos iframes por não querer repetir os elementos comuns do site nas restantes páginas.

Crescimento e objetivo

Com estas mudanças a acontecer, passavam-se coisas no mundo real, tal como a escola secundária e a faculdade e acabei por aprender mesmo PHP e ser mesmo aquilo que eu precisava. E assim temos um site caseiro, com um backoffice simples e os frontends que vão mudando de vez em quando, feitos por mim. Porque este sitio foi a minha cobaia durante anos e anos, onde aprendia código, mudava layouts mas agora é altura de lhe dar um nome mais carinhoso, chamo-lhe projeto pessoal de vida! Continuo a alterá-lo, a aprender, a entreter-me e crescer, o tempo é mais escasso, já não há cá férias de verão no vicio como na adolescência, mas quando for velhinha, será interessante, se ainda poder escrever, consultar e ver o crescimento, os altos e baixos, as aventuras e as horas que passei de roda deste sitio. Este é o margarida.net!

Versões

O site já conta com uma lista enorme de versões/layouts e é melhor serem visualizadas numa página própria: Versões do site.