menu

margarida.net

A Margarida

A senhora dona aqui deste sitio, tem por nome.... Margarida! De 86, nasci no sitio onde são feitos os sonhos, porque só se dorme aqui *1 e trabalho em Lisboa. Isto tudo no belíssimo Portugal.

Cresci com este site, não só do que escrevo mas das modificações que aqui faço. Modificações estas que eram um hobbie e uma paixão e que, felizmente, se tornou a minha profissão.

Por ter sido autodidata, foram muitos anos a mexer apenas em HTML, sem nenhuma linguagem de programação como apoio, e o meu blog não é própriamente pequeno, tem posts e posts desde o início dos tempos. Penso que os meus olhinhos brilharam nas seguintes ocasiões:

  • No dia que finalmente utilizei o include em PHP para me ver livre dos iframes (ou da repetição de código)
  • No dia que aprendi e entendi que se podiam armazenar dados numa base de dados e mostrar milhares de dados com um único ciclo - ainda menos repetição de código)
  • No dia que me mostraram jQuery e vi finalmente a aproximação ao CSS para animações!

Freelance

Fiz um pouco de freelancing a ajudar designers ou pequenas agências de design a passarem os seus trabalhos para frontend.

Licenciatura em Engenharia Multimedia

Em 2005 entrei para a faculdade e tirei uma licenciatura em Engenharia Multimedia no ISTEC. Não queria hardware nem demasiada programação e este curso estava no meio. Aprendi PHP nas aulas de Comércio Eletrónico e adorei!

Frontend e backend developer

Entrei no mercado de trabalho para a Seara.com em 2008 e já são 7 anos! Maioritariamente faço programação server side mas também tenho a oportunidade de trabalhar em frontend!

É excelente desenvolver formas para um utilizador que não é informático ou não tem conhecimentos tão específicos nesta área e pretende comunicar de forma fácil o seu negócio a outras pessoas e colocar os seus produtos à venda numa loja online!

Frontend and responsive development

Com o aumento da diversidade de dispositivos a abrirem sites tirei, agora em 2015, um curso na EDIT em frontend and responsive development para entender melhor a parte de responsive e CSS3 diretamente de quem trabalha com isso.

Hobbies

O meu blog é um hobbie! Como sou um bocado esquecida, este blog funciona muito bem para avivar as memórias, treinar a escrita e esforçar-me quando sinto que está na hora de modificá-lo. Nos tempos que correm a disponibilidade para isto é menor mas é um desafio que coloco a mim própria.

Passear, viajar, fotografar, comer e beber, ler, ir ao cinema ou ficar só por casa a relaxar.

Pela internet

Existem alguns sitios onde estou pela internet mas sou reservada em aceitar ou seguir pessoas que não conheço ou mal falo em determinados sitios, no entanto, aqui ficam algumas redes sociais e comunidades:

*1 Referência a música Margem Sul State Of Mind de Diana Piedade e Rui Unas