Obrigado e obrigada

Calendário de artigos

< Fevereiro 2007 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
      01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        
Há pouco responderam-me "obrigada", sendo essa pessoa um rapaz :P e eu sempre tive ideia (pronto, nem sempre mas de já há algum tempo para cá) sabia que seria de acordo com o sexo da pessoa, mas surgiu duvidazinha e pesquisei um nadinha, e o site seguinte parece explicar muito bem até depois o português por trás do próprio agradecimento, apesar de ser um site brasileiro: portrasdasletras.com

Obrigado/ obrigada

A palavra "obrigado", como forma de agradecimento, concorda normalmente em gênero e número com a pessoa que está agradecendo. Portanto, a mulher deve dizer "obrigada"; o homem, "obrigado".

Exemplos:
Muito obrigado - disse o rapaz.
Obrigada pela gentileza - disse a menina.

Obrigado, você. Está certo?
Quando a pessoa fala "obrigado" ou "obrigada", ela resume a seguinte frase: Se você me pedir um favor, estarei obrigado (ou obrigada) a fazê-lo. Seria a obrigação de retribuir.

Se a pessoa disser "obrigado ou obrigada", e a interlocutora responder "obrigado (ou obrigada), você", está sendo indelicada. Por quê? Porque confirmará que a outra estará mesmo obrigada a lhe atender.

Já a resposta "obrigado, eu", embora não seja a ideal, tem mais coerência. Com essa resposta, ela estará dizendo à outra que não tem obrigação alguma de retribuir a sua boa ação, mas ela continua obrigada a repeti-la.

O certinho mesmo seria responder: "não há de quê", "esqueça isso", "não seja por isso", "nada".

portrasdasletras.com

Reparei é que no menu lateral, no hover tem lá um pequeno detalhe *bugzito* quando passamos o rato por cima de Artigos/Ensaios, o livro correspondente abre, quando passamos o rato por cima de Curiosidades também abre o correspondente, mas quando passamos por cima do "Como corrigir redação", abre o de Curiosidades também. Mas alerto para não cuscarem o código fonte, pois tem muito javascript e muitas tabelas... afinal não é só em Portugal o mau código de sites.

Comentários