The Witcher 3

Calendário de artigos

< Janeiro 2021 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
        01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Achei que devia fazer um post do meu jogo favorito, atrevo-me a dizer, de todos os tempos, The Witcher 3 - Wild Hunt (GOTY edition)!

O jogo, é baseado nas histórias dos livros do Andrzej Sapkowski que agora também tem uma série no Netflix.

Atenção: O jogo é para maiores de 18 anos, tem algumas cenas de nudez, especialmente logo no início, depois é mais raro mas tem cenas de violência. Este artigo tem um vídeo pelo menos de uma decapitação sangrenta, por isso, cuidado aos mais susceptíveis.

Geralt e Ciri. Crédito da imagem: CD Projekt Red

O jogo já é de 2015 mas só comecei a jogá-lo em julho 2020 quando o André, pouco tempo antes, retomou o seu jogo na Xbox One e me falava muito bem dele, e eu ia apanhando-o a jogar e a assistir a algumas partes. Joguei 6 meses nessa e passei para a Xbox Series X, com ainda melhor aspecto e super rápido de loadings entre mapas, assim como com o quick resume para começar logo a jogar assim que ligo a consola. Isto em vida adulta, para além do emprego, tenho refeições para preparar e casa para arrumar, não há tempo a perder em loadings de jogos! lol

Comecei por escrever este artigo ontem à noite, até pensei que tivesse fechado o texto mas hoje à noite foi mais uma dose e a complementar com imagens e vídeos que captei na xbox e enviei para o onedrive. EDITADO: devido a problemas de incorporação dos vídeos do onedrive para aqui, já estão alojados aqui no meu alojamento depois de mais umas horas a converter e a ajustar os codecs e o som mas agora já parece estar tudo funcional em desktop e mobile.
Alguns vídeos estão com cor desvanecida ou demasiado carregada mas foi da exportação da xbox, não é do jogo.

O artigo tem muitos detalhes, podem ser considerados spoiler apesar de não ser de coisas importantes mas que podem ser engraçadas de encontrar sozinho enquanto se joga.

O meu histórico em jogos

Gostaria de fazer um enquadramento do meu histórico de jogos pois, no meu entender, é importante para perceber porque é que eu acho o The Witcher 3 espantoso e valorizo determinadas coisas do jogo.
Não tenciono com isto dar a entender que quem joga mais a jogos actuais, que este jogo nao seja excelente, até porque tem sido considerado um dos melhores jogos, especialmente em 2015 quando ganhou como jogo do ano.

Não jogava intensivamente um jogo de computador ou de consola há talvez 20 anos, tirando o Sports Champions e o Buzz da minha PS3, na altura em que não havia confinamentos e havia visitas em casa, no entanto, não eram muitas horas consumidas a jogar.

Muito antes disso, mais nova, os meus pais ofereceram-me um gameboy e noutra altura (não me lembro qual foi primeiro), uma nintendo 64, que ainda me lembro, foi através do jornal ocasião, onde joguei muitas horas de Mario 64. No PC joguei bastante Age of Empires (penso que o primeiro) e Warcraft 2.

Também houve uma altura que me entreti a jogar The Sims (duas versões diferentes e em alturas diferentes da vida), assim como o meu querido Caesar 3 que de vez em quando me lembro dele e dá uma vontade de jogar para conseguir uma construção perfeita!

Mas os jogos que mais me marcaram, talvez por ter jogado mais horas neles e numa altura adolescente da minha vida, com 14 ou 15 anos, o Ragnarok Online e o Unreal Tournament, ambos com estilos bem diferentes, um MMORPG e um first person shooter, respectivamente, até porque eram jogos que jogava online, com amigos, ou no segundo caso, também ocasionalmente com amigos mas mais em servidores com outros jogadores.

São jogos já com vários anos, mais do que o the witcher que também não é recente mas jogos mais limitados e com mais carregamentos, e relatarei ao longo deste artigo todo o meu entusiasmo com o the witcher 3: the wild hunt!

CD Projekt Red

Pode não ser das melhores alturas para elogiar o jogo, pelo que me tem chegado aos ouvidos, a CD Projekt Red está a falhar com o seu novo lançamento do Cyberpunk 2077, devido à quantidade de bugs graves e devia ter ficado em desenvolvimento mais uns aninhos, ou então, talvez até seja a melhor altura para falar no The Witcher 3, porque apesar das escolhas infelizes no lançamento ou gestão do Cyberpunk 2077, o The Witcher 3 é fenomenal e merece ser jogado (este artigo não é patrocinado lol).

No meu caso, não me cativa o ambiente do cyberpunk 2077, por isso, nem é algo que considere jogar.

Geralt of Rivia

Retomando o tema deste artigo, no The witcher 3, jogamos como Geralt of Rivia, um witcher, que normalmente é reconhecido por utilizar duas espadas às costas, uma de ferro e uma prata, de acordo com os mostros ou humanos/não humanos que tem de matar (também tem uma besta). Ele aceita contractos para tratar de monstros que assombram as aldeias entre outras coisas que vão surgindo, é a sua profissão, o seu modo de ganhar a vida.

Geralt of Rivia

Os witchers eram rapazinhos que foram submetidos a uma provação que é muito penosa e os deixam desprovidos de emoções, no entanto, o Geralt aparenta ter sentimentos e ele é defensor de não matar monstros sencientes.

Bestiário - informação que vamos obtendo sobre os monstros ao longo do jogo
Menu do jogo

Eventualmente, mais para o meio do jogo, também jogamos um pouco como a Ciri, uma espécie de filha adoptiva do Geralt perante a lei da surpresa, lei esta que um homem pode oferecer a outro, quando é salvo por este, algo que ainda não sabe que tem, e neste caso, o Geralt salvou um homem que não sabia que ia ser pai quando este invocou a lei da surpresa para lhe agradecer.

Tenho alguma pena de não ter oportunidade de jogar mais como Ciri, não são muitas as vezes que jogamos como ela mas também não tem tantas funcionalidades como o Geralt, portanto, talvez seja equilibrado para não fartar.

Deixo um vídeo fresquinho que joguei hoje mesmo antes de jantar.
As cores estão desvanecidas mas não sei porquê.
O início do vídeo é uma cutscene e depois já sou eu a jogar.
Não considerem estranho/bug que a Ciri apareça e desapareça, é mesmo o poder dela.



Sinais de magia e witcher senses

O Geralt tem uns poderes mágicos, como usar fogo, um escudo para se proteger, armadilhas de magia, manipulação de mente ou força para expelir. Também tem uma maior sensibilidade que o resto dos humanos e não humanos, o chamado witcher senses que permite ver, ouvir e cheirar melhor.

Aard sign - força para expelir, a minha óptima tradução...



Quando mudamos de mapa, há um carregamento (que pode ser mais longo ou rápido consoante o processamento da consola ou onde estiverem a jogar) e costumam passar dicas, umas mais úteis que outras. Uma que vi aí foi usar o sinal de Axii (hipnotizar) do Geralt nos monstros Alghoul para eles esconderem os picos que tem no corpo e assim não nos atingirem quando os atacamos.

Axii sign nos Alghouls

Bombas

As bombas são uma excelente maneira de afectar logo vários inimigos ao mesmo tempo e há vários tipos mas a minha favorita é a Northern Wind, que congela tudo e dá um efeito ao cenário muito gélido e definido. Existe o Dragon Dream que deixa um pózinho no ar e se usamos o Igni (sinal de fogo) faz uma explosão, também é muito interessante. Há outra bomba que previne os monstros de usar as suas magias e ainda há mais algumas bombas.

Bomba Northern Wind

Armaduras, artefactos e crafting

As armaduras witcher (witcher gear) são algo que não investi muito na primeira vez que joguei mas que torna o Geralt muito poderoso quando combinando todas as peças do mesmo set. De momento já gastei todo o dinheiro a fazer os 4 sets de armadura, feline, griffine, ursine e wolven até mastercrafted mas podem ir até grandmaster com a expansão do Blood and Wine.

É possível aplicar artefactos às armas e armaduras para dar um poder especial com uma determinada percentagem. É possível desmantelar itens noutros mais básicos, que depois podem ser usados para fazer crafting de outras peças.

Crafting
Geralt com o superior feline witcher gear
Inventário

Alquimia

Depois de descobrir pelo mundo os diagramas que explicam como fazer poções, bombas e óleos, podem ser realizadas e passamos a ter esses itens sempre conosco que são restabelecidos meditando (sim, meditação!).

Óleos, poções e bombas

Meditação. As cores desta gravação estão um bocadinho estranhas, com contraste a mais.

Alquimia

Não esquecer que é possível activar filtros para, em vez de vermos todos os possíveis, ver só os que temos os ingredientes. Em baixo vê-se o botão R e o texto Filters, é onde se muda, e no topo diz Active Filters: all parts present, parts missing. Se acontecer não verem algum item que estão à procura, é dar uma olhadela a esse filtro, não vá estar a esconder alguns.

Uma das melhores coisas, apesar de nos termos de preocupar com o máximo de peso, especialmente das armas e das coisas para o cavalo, os itens para a alquimia e crafting não pesam, então podemos apanhar tudo e mais alguma coisa e preparar mais tarde, que não temos de nos desfazer desses itens importantes.

Crafting e alchemy - muitos itens sem peso

Batalhas

Numa batalha podem ser usados, para além das espadas em modo fast e strong, os signs, bombas, poções (tenho tantas, todas fazem algo diferente mas ainda nem as experimentei todas), pode ser feito o contra-ataque na altura certa de espada ou de setas de um arqueiro que até o acerta e mata.

Contra-ataque aos arqueiros depois de usar uma bomba grapeshot

Comparando um pouco ao jogo que joguei há 20 anos atrás, o Ragnarok Online, tinhamos de escolher por onde seguir para aprender os ofícios e mesmo assim, por exemplo, se escolhesse ser mágico, havia também muitas especializações.
No the witcher, todos os signs podem ser usados (quando tiver stamina para isso), as poções (desde que o nível de toxinas o permite mas também há uma poção para cancelar tudo), as bombas (até acabarem nessa batalha). Podemos ficar com uma sensação que estamos a masterizar tudo o que temos disponível e não a seguir um só caminho. Também temos skills para aplicar e existe uma poção, carota, mas vale o preço, que permite limpar as skills para voltarmos a aplicar os skills points.

As poções fazem o Geralt ficar com mau aspecto, ao contrário dos gráficos!

Mudar o penteado e estilizar a barba

Apesar de eu andar sempre com o mesmo penteado e aparar apenas a barba, há mais opções a descobrir. Existe até um barbeiro específico em Toussant que faz um corte de cabelo à tigela hilariante!

Corte de cabelo à tigela
Geralt, neste caso em específico não está no barbeiro mas é quase
Opções de cabelo

Quests

A organização das quests é excelente e ao activar a que queremos fazer, o mini mapa e o mapa mundo, ajudam com as localizações e distâncias, por isso, nunca me sinto perdida.

Organização das quests

As histórias das quests em si são interessantes e engraçadas. Uma das primeiras quest que me espantou, foi a Fools Gold dos porquinhos!

A game of the year edition traz as expansões Blood and Wine que se passa num mapa à parte, Toussaint e a Hearts of stones que se passa a norte de Novigrad mas no mesmo mapa, e pelo que estive a ver uns 16 DLcs com equipamentos, armas, looks alternativos e quests.
Nem sabia que o jogo base não traria os looks alternativos. Como já vou no segundo playthrough, o primeiro foi tudo default e no segundo escolhi os looks alternativos das três personagens possíveis, a Ciri, a Yennefer e a Triss e devo dizer que apenas o da Triss estava desejosa de voltar a mudar para o anterior. O alternativo é exagerado e muito fancy para batalhas, e está cheia de acessórios na cabeça. O da Yennefer é super giro, com as penas e o da Ciri, com a armadura, combina muito bem com o Geralt, pelo menos enquanto joguei com a Superior Feline Witcher Gear.

Em relação ao jogo e às expansões, podemos jogar pela ordem que quisermos, penso que o mais popular seja fazer a história principal e ao terminar, avançar com o Hearts of Stones e depois o Blood and Wine mas não é nada necessário fazer dessa ordem e fazendo o Hearts of Stones antes de encontrar a Ciri, o Gaunter o` Dimm (uma personagem muito interessante de conhecer) tem uma opção extra de texto que dá dicas em como obter o melhor ending da história principal, o que nunca vi, nem fui ao youtube ver mas li o texto num forum e achei muito interessante.

Theme song do Gaunther O`Dimm (não apanhei mesmo de início que o vídeo está só para gravar 30 segundos).

A história principal é muito cativante e temos de tomar decisões ao longo do jogo que mudam os finais, do jogo e das expansões.

Eu, enquanto pessoa que não jogava há imenso tempo, e especialmente não a este tipo de jogos, tive um problema no meu primeiro jogo no The Witcher 3. As quests, principalmente a principal e as relacionadas com a principal, apresentam urgência mas, é um jogo, podemos apanhar o loot das salas, conversar com as personagens, fazer outras quests primeiro e principalmente, jogar Gwent! (um jogo de cartas).
Mas eu notava a sensação de urgência e punha-me a andar dali para fora para fazer as quests e perdia muito com isso. Agora nesta segunda jogada, já não me enganam! lol Apanho todos os itens possíveis (já tive de fugir da guarda das cidades por estar a roubar, talvez esses não apanhe todos) e tento falar com todos os personagens possíveis.

Pormenores

Tento agora olhar mais para os detalhes, que é uma coisa que o jogo tem - pormenores! - pequenas coisinhas que não estamos à espera ter e é uma surpresa.

Gosto da senhora em skellige a depenar as galinhas, por exemplo, ou o senhor a jogar ao jogo da faca.

Depenar galinha. A imagem não faz juz porque em vídeo vêem-se as penas pelo ar a sair da galinha.

Jogo da faca (mais para o fim do vídeo). Vamos só ignorar o facto que o senhor tem luvas, ahah! (A exportação do vídeo ficou com a voz e a imagem desfasada).

Os detalhes de uma mercearia
Pombinhos, literalmente
Jogar xadrez ou damas mas sem peças
Caranguejos a passearem

Caçador a atirar ao coelho (não acontece nada ao coelho mas está lá!)

Tinha acabado de aceitar um contrato no gajo que está ali atrás mas este senhor também tinha um e enquanto falava com ele, o de trás passou o tempo todo a olhar para aqui! Achei um piadão

Existe um homem que nos pede dinheiro no porto de Skellige, diz que se chama Johann Bohner e diz para nos encontrarmos no porto de Novigrad para devolver o dinheiro. No meu primeiro jogo, só o encontrei em Skellige e nunca mais, não tinha apontado o nome dele e bem que andei pelo porto de Novigrad a ver se o encontrava. Agora no segundo jogo, para além do primeiro encontro, encontrei-o a seguir noutro sitio em Skellige, a pedir novamente dinheiro e a fingir ser outra pessoa mas lá deixei passar mais uma vez (sou muito forgiving) e aceitei que ele me devolvesse o dinheiro para a próxima vez. E, a seguir, lá o encontrei noutro sitio em Skellige e ele devolveu-me o dinheiro! Não estava à espera de o voltar a encontrar. Suponho que se não forem tão forgiving como eu, o possam matar.

Primeiro encontro
Segundo encontro

E haverá mais pormenores que sinto que são trabalhados e que dou valor. Não só ao nível da programação e design do jogo mas de certo ao nível dos escritores.

Outra coisa que me espanta muito no jogo, que para quem jogou mais intensamento há 20 anos atrás, é que eu posso entrar numa casa e não faz loading do interior da casa, está já lá tudo! Se estou dentro de casa e vejo alguém a passar da janela e saio pela porta, o NPC continua em seguimento. Uma vez, no primeiro jogo, deixei a Roach (cavalo do Geralt) num sitio alto e depois andei a explorar a área, desci o monte, meti-me num barco e estava a passar na baia e vi o cavalo lá ao fundo, onde o tinha deixado. Fiquei muito surpreendida. Estou velha, basicamente é isso.

A Roach ali mais atrás!

Outra coisa que experimentei, foi seguir um NPC que tinha salvo de um grupo de bandidos (person in distress) e segui-o até à cidade dele e correu tudo bem, sem bugs! (foi a única vez que fiz isso, um bocadinho aborrecido)

O efeito das janelas muito realista

Bugs

Mas o jogo tem bugs, claro. Principalmente de renderings (se é que estou a dizer bem), cenas no ar quando estamos em pleno alto mar; uma cabeça parada no ar depois de a termos cortado numa luta; chuva a cair dentro de casa, no r/c e primeiro andar, quando a casa tem 2 ou 3 pisos; árvores a abanarem com o vento e por isso, vemos os troncos a atravessarem as paredes.

Bug de uma cabeça no ar de um bandido que já tinha matado

O bug da Triss ter-se esquecido de apagar a sua bola de fogo e estar pensativa com a mão no queixo
O bug do senhor que atravessou o armário. Esta ficou escura.


Outro bug, foi cair numa valeta em Velen e não conseguir sair. Aí tive de carregar o meu save anterior. Localização no mapa para terem cuidado.

Pseudo bug - na quest da Yoana em Crows Perch, há uma situação em que estão a testar as armaduras no Geralt e noutro gajo, o problema é que neste segundo jogo que joguei, calhou uma outra NPC passar à frente do arqueiro e morreu (até aqui tudo OK), no entanto, o jogo interpretou que a flecha sempre passou por ela e acertou no Geralt e essa parte terminou (aí já podiam ter arranjado de alguma maneira, tentando lançar novamente, por exemplo)

Tem um bug em Kaer Mohen que já me estava a ver à rasca e não queria fazer loading de um save anterior porque já tinha comprado muitas coisas, na bolha da Keira Metz (caso decidam não a matar numas quests iniciais) e as opções de conversa não apareciam, lá andei a ver na net mas se clicar no joystick para baixo e X, lá muda de opção e sai porque, apesar das opções não estarem visíveis, elas estão lá e basicamente mudamos a opção da Shop para sair.

Localização do bug com a Keira Metz em Kaer Morhen (não é o ecrã com o bug)

O bug pior de todos, que seria esperado que resolvessem em breve, aconteceu ao André quando jogou e aconteceu-me a mim, tanto da primeira vez como hoje. Na luta final, o inimigo principal puxa-nos por um portal e durante uns tempos, estamos noutro sitio a lutar, quando ele está quase a morrer, ele sai pelo portal de volta ao barco onde estavamos antes e aí é que vem o bug, muito cuidado! O que acontece é que ao atravessarmos o portal, supostamente o Geralt vai para o barco concluir o combate mas a câmara não, ficamos muito longe e não conseguimos ver e depois morremos. Nunca cheguei a pesquisar sobre este bug porque da primeira vez o André estava comigo a ver e disse-me para esperar um tempo antes de entrar no portal mas como há meteoritos, temos de andar a fugir deles para não nos atingirem e eventualmente funcionou. Hoje, que cheguei novamente ao fim da história principal, tentei fazer isso logo da primeira vez mas mesmo assim deu bug. Voltei a fazer o mesmo da segunda, não sei se fui mais demorada ou não e lá funcionou.

Com bug

Sem bug (mais uma vez desculpem as cores desvanecidas)

Raças

O mundo do The Witcher 3 é um mundo de humanos e outras raças, nomeadamente elfos, anões, trolls, dragões, halfings (já parece um senhor dos anéis!), dopplers (transformam-se), vampiros, godlings (parecem crianças mas têm os olhos grandes e a pele pálida e azul) e mais alguns.

Cenários/Mapas

O mapa é constituído por 6 mapas, apesar de ter 7 pontos possíveis de acesso mas Novigrad e Velen estão os dois no mesmo mapa.

Mapa mundo

Começamos em Kaer Morhen, com um cenário belíssimo com serras.

Kaer Morhen (não é um screenshot de quando comecei o jogo)

Outros sitios do mundo, White Orchard, um sitio mais campestre; Velen com pântanos, planaltos, mais chuvoso; a cidade de Novigrad; Skellige com um cenário completamente diferente de neve, montanhas e muito oceano. Na expansão do Blood and Wine, vamos para Toussaint, onde basicamente parece que estamos na Toscânia, Itália, muito solarengo e belo!

Novigrad
Seven cats inn com uma tabuleta de um gatinho com um rato
Velen, apesar de pantanoso pode ser muito bonito
Cascatas, penso que seja em Skellige
Skellige
Toussaint

Ainda temos quests, que elas próprias têm cenários muito diferentes, como os sonhos da Iris no Hearts of Stones, as histórias da Rapunzel, Capuchinho Vermelho e afins na expansão do Blood and Wine, a passagem entre mundos na história principal e provavelmente mais um ou outro que me escapa.

Um sitio encantado
Um dos mundos na quest da passagem entre mundos

Notice boards e pontos no mapa por descobrir

O mundo tem aldeias e nas aldeias há notice boards com os trabalhos que o Geralt pode aceitar fazer para ganhar dinheiro. Ao clicar num notice board desbloqueamos pontos de interrogação pelo mapa, mais ou menos na área desse notice board ou das histórias relacionadas que aí se encontram. Ao chegar perto transformam-se noutros icons para melhor identificarmos o que aí se encontra. Em skellige há imensos pontos de interrogação, a maioria com acesso de barco ou a nado (e ver baleias) mas é uma óptima fonte de rendimento, depois de vender os itens que aí se encontram. Os crafting dos vários níveis do witcher gear não são nada baratos.

Nunca me tinha aparecido uma baleia mesmo à minha frente!

Passeio de barco, muito bom aspecto

Marcadores no mapa mundo

A primeira vez que joguei não me apercebi que podia usar mais 3 tipos de marcadores, que são muito úteis para registar posições que queiramos voltar. Se forem como eu, que me desoriento toda só por mudar de norte para sul, preciso disto! O limite são 10 dos três tipos que existem e os icons são: caveira vermelha, triangulo azul e i informativo laranja. O primeiro, como me parece óbvio, é útil para indicar os sitios onde têm monstros de nível demasiado elevado ao meu, para lá voltar mais tarde. Os outros dão jeito para algumas casas ou personagens. Temos também o marcador verde que só se pode colocar uma vez e aparece no mini map para nos ajudar na direção e distância. Os outros não têm essa informação.

Gwent

Um jogo de cartas que o Geralt pode jogar com imensos personagens e ganhar cartas únicas. As cartas fazem lembrar o magic the gathering. Demorei a aprender a jogar, ou a jogar sequer. Joguei no primeiro jogo mas já estava muito evoluída, então, não se foi por isso que os jogos estavam particularmente difíceis (acrescentando a nabice de não saber jogar), depois comecei a ler uns artigos e com a experiência e a ver o que não convinha fazer, foi tornando-se cada vez mais fácil. No segundo jogo, comecei logo a jogar de início e como se vai ganhando cartas únicas e cartas de herói, os baralhos vão ficando mais fortes.

O jogo ainda é um bocado complexo mas explicando por alto, é jogado a dois e passa-se num tabuleiro com três fileiras de combate próximo, arqueiros e artilharia, as cartas têm pontos e quem tiver mais pontos ganha, há 3 rondas no máximo mas basta ganhar 2 para vencer a partida. Cada jogador tem uma carta de líder com uma habilidade especial que só pode ser jogada uma vez no jogo, há cartas especiais que podem eliminar outras cartas ou cartas que podem dar um boost aos pontos da fileira, outras cartas que em conjunto dobram os pontos, outras que podem ir buscar mais cartas iguais automaticamente, cartas de meteorologia que fazem com que os pontos desçam por fileira, à excepção das cartas de herói que têm uma pontuação mais alta (talvez desde o 7, até ao 15) e não são afectadas por outras cartas, e as minhas favoritas ultimamente, as cartas espião em conjunto com as cartas de isco (eu jogo em inglês, posso estar a traduzir mais ou menos).
Quando jogamos uma cartão espião, estamos a dar a carta para o adversário, ou seja, se a carta tiver pontos, o adversário fica com os pontos dessa carta mas ganhamos duas cartas em retorno para o nosso baralho. A carta de isco (decoy), permite capturar uma carta à escolha (sem ser uma carta especial) de volta ao nosso baralho e podemos jogar de novo na nossa vez seguinte. Isto significa que se eu tiver uma carta espião e uma carta isco no início da partida, quando uso a carta espião, posso obter mais cartas espião (ou outras porque é aleatório) para obter mais cartas e o adversário, também costuma usar as cartas de isco, então acaba por colocar do meu lado a carta espião que eu usei e eu uso a carta de isco para voltar a obter a carta espião, para usá-la novamente e obter ainda mais duas cartas, e por aí fora. Um pouco confuso talvez.

O adversário tem 8 cartas para jogar ainda e eu tenho 15 (começamos com 10 ou o primeiro a jogar com 11) e tecnicamente eu já joguei tantas vezes quanto o adversário e só tenho uma carta no meu lado do tabuleiro. Foi com a giga-joga das cartas espião e de isco.

Uma coisa importante a ter em conta, é logo no início, antes de jogar, selecionar as cartas com que poderemos jogar. Não convém ter todas as cartas possíveis do baralho com que vamos jogar, de forma a podermos garantir que nos vão calhar as melhores cartas e as que queremos de facto jogar. Depois ainda, ao entrar no jogo, podemos trocar duas cartas que temos, por outras duas aleatórias, ou só uma, mas não é obrigatório sequer trocar.

Gwent - aqui eventualmente reparei que o adversário tinha várias cartas todas com a mesma pontuação e a mais alta do tabuleiro, a melhor altura para usar a carta: scorch.




A melhor altura para usar uma carta da meteorologia (as minhas super traduções), a Biting Frost que torna as cartas de combate próximo em valor 1 (ou 2 neste caso porque o adversário tinha uma carta de incentivar a moral que duplica o valor). Ia perdendo a ronda mas assim ganhei, por apenas um ponto, uff!

Existem livros no jogo e um livro mais... dinâmico, é o A miraculous guide to gwent que vai sendo actualizado consoante as cartas que vamos ganhando. Quando tivermos obtidos todas, ganhamos o achievement de ter obtido o baralho base. Só se pode ganhar uma carta nova uma única vez por NPC. E pode-se ganhar através de algumas personagens principais, innkeepers, blacksmith e armorers, penso que sejam esses. Também se pode comprar cartas aos innkeepers. Notamos que já não há mais cartas para ganhar de innkeepers, blacksmith e armorers, quando jogamos com um novo e, ao ganhar, não recebemos nenhuma carta.

Livros de quest e livros
A miraculous guide to gwent

Team Yennefer ou team Triss

O derradeiro debate em todo o lado mas acho que já vai fartando mas eu vou comentar na mesma. Ora, como não li os livros, o meu primeiro conhecimento da Triss foi aqui no jogo. E a Triss, neste jogo é o oposto da Yennefer, parece ser muito carinhosa e atenciosa e gostar muito do Geralt, enquanto a Yennefer aparenta frieza. O próprio aspecto das personagens, a Triss com as sardas e aquela espécie de tótos em baixo (look principal), a Yennefer a vestir-se só de preto. Identificava-me mais com a personagem mais colorida e animada. Então inicialmente era team Triss mas começo a mudar para team Yennefer porque há toda uma história por trás que a faz uma personagem mais profunda.

Yennefer e Geralt

By the way, houve grande polémica com a Triss da série da netflix mas pelo que li, até está mais parecida com o livro do que a do jogo que tem tido muitos fans e por isso reclamaram da Triss da série.

Outras personagens

O jogo tem muitas personagens interessantes, com os seus diálogos e histórias. Personagens como o Roche, o Dijkstra, o Bloody Baron, a Cerys, a Shani, o Vlodomir, irmão do Olgierd, o próprio Olgierd e a Iris, o Gaunter O`Dimm, o Johnny, o Dandelion e estou a deixar muitas para trás mas o próprio jogo tem a lista de personagens à medida que as vamos conhecendo e vai actualizando a informação à medida que a vamos descobrindo.

Alguns personagens, maioritariamente de Skellige

Achievements

Algo que me espantou, foi ter acabado o jogo a primeira vez e ainda me faltar mais de metade dos achievements! Não estava à espera, pensei que fossem mais óbvios enquanto jogava e eu que tinha ido a todos os pontos de interrogação de Skellige! Mas nessa altura, simplesmente joguei, não andei a ver que achievements havia. Até houve um super raro que consegui e nem sabia que existia, foi mesmo coincidência, pois parece-me muito dificil de obter, que é ter todos os place of power activos ao mesmo tempo! Depois comecei a investigar os achievements mais por curiosidade e depois, mais recentemente, andei a fazer uns mais difíceis e chatos, como fazer headshots com a crossbow a 50 tipos.

No entanto, alguns achievements fizeram-me treinar, como o contra-ataque nas flechas dos arqueiros e usar o sinal de Axii num oponente de forma a que ele mate outro (muito fixe, esse!).

Neste momento faltam-me 10 achievements (EDIT: 8) mas ainda me faltam muitas horas de jogo nas expansões. O segundo jogo só mudei para Death March a meio, apesar de ter feito sempre nessa dificuldade desde que encontrei a Ciri mas o facto de não ter começado logo de início nesse nível, agora que terminei a história, já não consegui o achievement. Talvez ainda vá para um terceiro jogo para me entreter a conseguir todos achievements. Há pelo menos outro que já não consigo porque não matei um determinado monstro (Leshen) e o objectivo era matá-lo.

Killed it achievement - ganhar um jogo de gwent com pelo menos 187 pontos de força total. A minha pontuação mais alta até agora foi 222.

Conclusão

Portanto, o jogo é muito completo, tem óptimo aspecto e dá para centenas de horas entretida com as mais variedades opções e histórias. Depois de ter reunido os bugs que encontrei, até foram bastantes mas, à excepção do bug no fim da história principal que devia ir para o topo de prioridades de bugs a corrigir, o resto são pequenas coisas sem grande importância. Muito recomendado!

Termino com uns últimos screenshots.

A ocasional traça
A cidade de Novigrad
Passeando com céu estrelado

Comentários