Restaurante Alfândega, John Legend e Interstellar em 4K

Calendário de artigos

< Novembro 2014 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
          01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Ora, hoje venho falar dos três temas que não avancei no post anterior. Sobre comida, uma experiência diferente no Restaurante Alfândega; sobre música, o concerto do John Legend; e sobre cinema, o filme na voga, Interstellar e o cinema 4K que também foi uma inauguração para mim. Tudo coisas boas.

Restaurante Alfândega

Com um mês de antecedência comecei por reservar lugares na Cooking Battle do Restaurante Alfândega! Não é preciso tanto mas este evento só acontece na primeira quinta-feira de cada mês e o restaurante não é muito grande, não quis perder o meu lugar! E desta vez, por acaso, tiveram de adiar para a sexta-feira mas lá deu para ir.

Restaurante Alfândega

Ao chegar ao local, a anfitriã, Ana Malta, é super simpática, cumprimenta com dois beijinhos e faz-nos sentir entre amigos naquele espaço que nunca tinha entrado. A Cooking Battle começa por volta das 20:30 mas como, em Portugal, há sempre atrasos, os presentes são servidos com um copo de vinho branco enquanto aguardam, em pé, na conversa, pelo espaço. Super agradável, óptimo momento. Começam a chegar os restantes clientes e eventualmente sentamo-nos e é apresentado o tema de Novembro: «O pão que nós amassamos».

Apresentação na janela - tema, pão

Esta é uma batalha entre três chefs, sendo um deles o chef do restaurante Alfândega e neste caso, eles tinham passado a tarde toda a fazer pão! Por 23€ (pelo menos desta vez, não sei se varia), onde os vinhos são para descobrir e não se encontram em centros comerciais (boas selecções!) e 6 pratos preparados por chefs que escapam à sua rotina para fazerem o que querem, só pode ser uma experiência bem diferente e fantástica!

A cooking battle deste mês tinha os seguintes chefs: António Malta, Jaime Mascarenhas e a convidada Isabel Lage e não sabemos quem faz cada prato! Damos estrelas a cada um deles, preferencialmente no fim para poder compará-los e no final é revelado o vencedor e a autoria de cada prato.

Votação

Prato número 1 - Gaspacho de amêndoas com uvas

A partir deste prato só podia ser tudo muito bom porque não gosto nada do sabor da amêndoa e não consegui terminar este prato. As uvas ficavam uma maravilha e foi o que safou mas quando as comi todas (tinha mais algumas no fundo do copo) e já não podia acompanhar o gaspacho, então teve de sobrar...

1. Gaspacho de amêndoas com uvas

Prato número 2 - Piadina de fontina

O meu prato favorito, que delicia! Pão italiano, com queijo de ricota. Adoro queijo, adorei este pão!

2. Piadina de fontina (pão italiano em queijo ricota) 2. Piadina de fontina (pão italiano em queijo ricota)

Prato número 3 - Pão de sementes com salmão e risotto de laranja

O arrozinho estava bom e eu que não ligo nada a arroz (excepto de sushi e indiano com um molho especifico)! O pão também estava interessante com o salmão por dentro, foi o prato que me encheu mais!

3. Pão de sementes com salmão e risotto de laranja 3. Pão de sementes com salmão e risotto de laranja

Prato número 4 - Codorniz recheada com couve, broa e toucinho

Mal comi este prato mas provei! Estava super cheia. Pareceu-me ser um prato apetitoso.

4. Codorniz recheada com couve, broa e toucinho

Prato número 5 - Brioche recheado com caramelo

Sobremesa estava uma delicia, om nom nom

5. Brioche recheado com caramelo

Prato número 6 - sopa dourada

Estava bonzinho mas não era muito o meu género pelo menos para o apetite que (não) tinha, iria enjoar se comesse tudo. No coffee for me mas servem a todos.

6. Sopa dourada

E calma que não houve restos, fui com amigos e paparam tudo, não sobrou nada.

O Restaurante fica na Rua da Alfândega, pertinho do Terreiro do Paço e é para repetir este evento. Apesar de sair a rebolar e não conseguir comer totalmente todos os pratos, tenho curiosidade de experimentar pelo menos mais um em que não seja o tema do pão, pois realmente, eles passaram imenso tempo de roda do pão e gostaria de ver como seria noutra battle diferente mas recomendo!

Concerto do John Legend no Meo Arena

Não oiço John Legend. Músicas demasiado lamechas e tristes não contribuem para a minha felicidade mas achei que o concerto iria ser super romântico e ele canta mesmo muito bem e as músicas são boas. Não vou poder ouvir a mais conhecida dele, a All of me durante muito tempo, porque se já não ouvia antes, agora é que não vou ouvir mesmo. (A cartada do romantismo saiu torta). Tirei várias fotinhas que até ficaram boas!

PB080044 PB080121 PB080139

PB080046 PB080053 PB080057 PB080076 PB080078 PB080088 PB080086 PB080084 PB080079 PB080102 PB080093 PB080099 PB080107 PB080125 PB080127 PB080129 PB080132 PB080134 PB080150 PB080153

Interstellar em 4K

O @cinema patrocinado pela vodafone, no Saldanha Residence espantou-me por diversas razões. Com uma sala de cinema em 4K (e penso que mais uma sala normal) tem uma imagem do caraças, um som do caraças pela sala toda e o bass que aquilo treme tudo; com pouca confusão (não vai assim tanta gente lá), a 4 euros o bilhete, pipocas deliciosas e com direito a 3 horas de estacionamento gratuito e com uma app instalada no ipad onde é super fácil ver a reserva dos bilhetes e os lugares onde ficamos (e as meninas são todas bonitas e altas a atenderem os clientes, apesar do lapso a indicar a fila onde ia ficar... alfabeto....) e ainda é possível pagar em bitcoins... tudo inovador, hein. É diferente e tem montes de vantagens, o que é óptimo. Mas só tem dois filmes a decorrer, por isso, é só para ir mesmo muito de vez em quando, a não ser que queira repetir os mesmos filmes.

Interstellar

Adorei o filme, apanhei lá um susto do caraças, o que não é muito normal para mim mas com todo aquele sistema de som assim têm sucesso. Não sabia para o que ia em relação à história do filme, podia ser só algo no espaço mas aquilo muda um bocado e é muito relacionado com a relatividade (por causa dos outros planetas) e diferentes dimensões. Bastante interessante mesmo.

Mais tarde vi um artigo com os twits do Neil Degrasse Tyson sobre o filme, muito fixe. Business Insider - Neil deGrasse Tyson Gives The Science Of Interstellar A Surprisingly Good Review

E o vídeo no link seguinte, é o Neil a explicar as 4 dimensões, no início diz que tem spoilers e é só mesmo uma frase mas cuidado com esse spoiler, no entanto, gostei muito da explicação que ele deu. Business Insider - Neil deGrasse Tyson Explains The End Of Interstellar.

Para a semana, nesta sala de cinema, vai estrear o Hunger Games, é considerar... mas já não vou ao cinema com a frequência de outros tempos, é o que calhar agora.

O mês de Novembro ainda mal comecou e fica marcado com uma das coisas mais maldosas que me fizeram na minha vida e na vida deste blog mas é ultrapassar e ver todas as coisas boas que fiz até hoje e as que vou fazer pela frente e não descer ao nível de outras pessoas. Há coisas que magoam imenso, especialmente quando não estamos à espera, e nos leva para um nível completamente diferente de angustia e dor e há outras que simplesmente vemos que somos melhor do que isso e que doi inicialmente mas quando já não se confia cegamente como antes, o melhor mesmo é ultrapassar o que conseguimos e seguir em frente.

Comentários