Avante! 2014

Calendário de artigos

< Setembro 2014 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
01 02 03 04 05 06 07
08 09 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Não tive oportunidade de fazer um post sobre a minha ida ao Avante! este ano pois fui logo de viagem mas aqui vai.

Este ano apenas fui a sexta já muito ao final da noite (penso que seriam já onze horas, com montes de gente já a ir embora e nós a entrarmos) e o sábado por volta da hora de jantar. O primeiro dia foi dedicado a passear por todo o espaço e ir parando nos palcos por onde passavamos. Ainda ouvimos e dançamos a Carvalhesa! No sábado foi para petiscar no local e depois começou a chuviscar o que ia parando e retomando ao longo da noite mas sem grandes problemas, foi uma volta pelos palcos mais pequena mas as bandas de Berlim e da Escócia que ouvimos eram muita fixes, especialmente a da Escócia no palco principal, os Peatbog Faeries, o que seria um prelúdio para onde eu faria viagem no dia seguinte, exactamente à Ilha de Skye!

Dia 1 - sexta-feira

Palco or Braga - Cabra Çega

Cabra Çega

Na página de detalhe dos Cabra Çega no Avante! têm um vídeo com uma música.

Palco Novos Valores - Rei Vádio

Rei Vádio

Rei Vádio - Foram os vencedores do concurso de bandas - Coimbra, Castelo Branco e Guarda

Palco Arraial - Orquestra de Foles

Orquestra de Foles

Café-concerto de Lisboa - Marfa e Companheiros

Marfa e companheiros

Citando da página de detalhe dos Marfa e companheiros na página do Avante:

Marfa é um projecto artístico e militante de canção política. A banda é formada por Pedro Penilo, Tiago Santos e Rui Alves. Foi criada em Fevereiro de 2013, estreou-se em Julho, no Festival Ervançum, em Santo Amador e tem actuado em dezenas de eventos musicais e políticos, pequenos e grandes, da vigília da CGTP em Belém, em Dezembro de 2013, até à recente participação no espectáculo de homenagem a José Mário Branco, em Junho de 2014, na Casa da Música do Porto.

As suas canções, originais e adaptações de clássicos para português, inscrevem-se na tradição da canção política, de protesto ou de intervenção, de Brecht/Weil a Lopes-Graça, de Woody Guthrie a Victor Jara. Mas incorporam também outras fontes menos óbvias, como Lou Reed ou Kraftwerk. Os temas são a vida das multidões esquecidas, o trabalho, a luta, a exploração e os explorados. Tudo sempre carregado de energia e ritmo.

Marfa e companheiros

Para finalizar o primeiro dia, como fazem no Avante!, deixo um vídeo do youtube de uma Carvalhesa de 2013 que um utilizador gravou.

É muito divertido porque toda a gente está animada e a aderir à dança e baixam-se todos para depois um grande salto e mais festa!

Dia 2 - sábado

Palco Solidariedade - CaBoume

CaBoume CaBoume

Em baixo citação da página de detalhe deles do Avante! e deixo aqui o link deles com músicas: Caboume bandcamp.

CaBoume formou-se há 4 anos sendo esta a terceira formação da banda liderada por Sebastien Thieme multi-instrumentista e compositor das musicas da banda.

O som de Çaboume define-se como Country Folk Psicadélico, anos 60 misturado com influências afro-funk. As letras são baseadas na hipocrisia humana, ego e ing​​enuidade, vida do dia a dia e surrealismo.​

O grupo é constituído por 5 elementos, oriundos de vários cantos do mundo, residindo em Berlim, encontrando-se actualmente a promover o EP Why Not?.​

CaBoume

Palco 25 de Abril - Peatbog Faeries

Peatbog Faeries da Escócia

Peatbog Faeries (Escócia), que alguns recordarão da sua presença na edição da Festa de 2006, é uma banda celta de fusão em grande medida instrumental. A sua música abarca diferentes estilos e influências, incluindo rock, jazz, electrónica, mas a sua principal influência é a música celta tradicional. O som único da banda é criado através de uma combinação de efeitos programados e arranjos tradicionais celtas, reproduzido em gaitas de foles, violinos e assobios.

Peatbog Faeries - Avante!

Vídeo que gravei de parte de uma música dos Peatbog Faeries:





Este ano ainda me sentia perdida pelo espaço, para o ano saberei melhor estudar o site para saber o que vai actuar em cada palco e a que horas para conhecer melhor certas bandas mas este ano até noto que aproveitei relativamente bem, na medida do posível mas, por exemplo, só agora reparei que houve, no Palco Solidariedade, uma aula aberta de Lindy Hop às 11:00 e adoraria ter ido ver (se bem que teria sido apertado, pois andei de roda da mala de viagem e arrumações grande parte do dia) e gostaria de ter estado mais tempo no palco a ouvir os Peatbog Faeries (cheguei mais para o fim do espétaculo). É sempre a subir! :D

Comentários