Safari para o Windows

Calendário de artigos

< Junho 2007 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
        01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Já não é novidade, mas resolvi mostrar o meu agrado por terem feito uma versão para Windows do Safari. É que dá mesmo jeito, quando não temos um Macintosh e não temos possibilidade de ver se os sites que fazemos são visualizados correctamente por lá. Não trocarei o Opera por este, mas vai ser bem utilizado. Já li por aí que tinha uns bugs e problemas de segurança, não sei quais mas o que reparei mesmo foi o tipo de letra, pelo que já tive de andar a pesquisar. Aparece diferente em relação aos outros browsers do Windows e penso que também em relação ao Safari no Mac. Nos tipos de letra, temos o bug do monospace. Quando definimos o font-family, mesmo definindo outras fonts primeiro, se estiver lá monospace, o tamanho da letra aparece mais pequeno, do que se definirmos o mesmo font-family mas sem monospace escrito. O outro bug é quase a mesma coisa, mas sem utilizarmos o monospace, as letras parecem muito mais magrinhas. Por exemplo, o espaçamento normal entre letras no opera ou no firefox, parece que no Safari está a -0.3em (o letter-spacing). Enfim... é uma chatice. Por acaso ninguém sabe como definir o letter spacing com casas decimais no opera, não? Era fixe :P E não gosto de ver também no Safari, e penso que o IE7 também tem mas não tão exagerado, as fonts bué suaves, sem estarem pixelizadas - o anti alias. Tinha chegado a este site e ele explica bem: Font smoothing, anti-aliasing and sub-pixel rendering que:
  • A Apple acredita que o design dos tipos de letra deve ser preservado, mesmo que fiquem um bocado desfocada
  • Já a Microsoft acredita que a forma de cada letra deve ser pixelizada para não ficar desfocada e melhorar a leitura, mesmo que não fique identica ao tipo de letra
Pois eu vou pela Microsoft, pelo menos em relação a como os textos estão todos nos browsers, ou seja... quando é em imagens, titulos, outros grafismos, coisas pipis, o design da font já pode ser preservado, já pode estar suave, não estar pixelizado. Mas para isso usamos imagens mesmo. E aqui está um artigo que diz o porquê do lançamento:

A medida da Apple em tornar o Safari disponível para o sistema operativo da concorrente foi uma manobra para disponibilizar a tecnologia para programadores, permitindo que sejam desenvolvidas plataformas para o iPhone.

DiarioDigital

Pois parece que o Safari para Windows já tem um milhão de downloads, dois dias após o lançamento, segundo a mesma fonte.

Comentários