Acessibilidade

Calendário de artigos

< Fevereiro 2007 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
      01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        

Cada vez mais se começa a verificar uma preocupação por isto nos websites mas mesmo assim ainda não é o suficiente para os visualizar correctamente. Este assunto é um pouco geral, mas alguns aspectos podem ser referidos aqui.

Consiste em tornar o website navegável na maior parte dos browsers e para pessoas com problemas que necessitam de outro tipo de equipamento para ter conhecimento da informação nos sites.

Já usando CSS facilita imenso nesse tipo de coisas mas é preciso avançar e explorar mais. O artigo sobre semântica (offline) está relacionado com este.

  • Listas: as marcas e numerações do conhecido Microsoft Word, essas listas devem ser usadas sempre que possível em CSS, ordered ou unordered lists - com números ou letras - ou mesmo usando listas e omitir essas marcas e/ou numerações, dá para fazer inumeras coisas com as listas, nomeadamente menus: verticais, horizontais, etc. Ler mais sobre listas. (offline)
  • Todas as imagens devem conter um alternate text, mesmo que não esteja nada lá escrito, esta é uma regra de validação de código, mas convém colocar sempre texto que realmente explique a imagem. Os títulos nas imagens e as longas descrições são fundamentais para entender as imagens. O mesmo acontece para os links com o title.
  • Os headings devem ser utilizados não só para os títulos principais. Um erro que fazia no início, quando comecei a utilizar classes era definir parágrafos com uma determinada class, chamada título por exemplo, o que, por questões de semântica, é errado. De <h1> a <h6> devem ser utilizados e formatados com CSS.
  • Em menus ou outras imagens em que são usadas o rollover para outras imagens, não se deve utilizar javascript já que muitos utilizadores navegam sem suporte para tal, se for um menu, pode tornar o site extremamente inacessivel para navegar. Mais uma vez deve-se utilizar CSS para tal, para além de ser muito mais rápido a carregar.
  • Nos links, não escrever "clica aqui", utilizar mesmo nomes com significado para saber do que se trata

Comentários