Alcool em menores e Alcolocks

Calendário de artigos

< Janeiro 2007 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
01 02 03 04 05 06 07
08 09 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Álcool torna-as mais violentas
Estudo português sobre «Jovens e Álcool» comprova que mais rapazes ficam embriagados, mas raparigas tornam-se mais violentas. Dados indicam que 47,2 por cento dos jovens começa a beber a partir dos 13 anos. Cerveja é a preferida

PortugalDiário

É a degradação...

Já quando deram uma reportagem na RTP1 há uns meses sobre o alcool nos menores, faz-me sentir aliviada por não ser assim, ou não ter sido assim. É degradante ver os bares e as discotecas (pelo menos naquela tal reportagem) cheio de pessoal com menos de 17 anos e nem as autoridades fazerem nada em relação a isso. É a sociedade onde vivemos esta... nem tou propriamente a culpar as autoridades, mas eles que começam a beber cada vez mais novos e mais frequentemente é que se prejudicam, tendo o alcool consequências no futuro, penso que nos estudos principalmente... dificuldade concentração e assim. Mas para não divagar, pesquisar um pouco.

Sintomas: pensamento demorado, suscetibilidade emocional, comportamento desinibido, euforia ou depressão, agitação, convulsão, andar instável, tremores, náuseas, vômito, hipotermia, vermelhidão ou palidez, fraqueza muscular e coma. A gravidade dos sintomas depende parcialmente do nível sanguíneo de álcool.

Outros Efeitos do Álcool

  • diurese autolimitada
  • vasodilatação cutânea (vermelhidão)
  • retardo no trabalho de parto
  • prejuizos no desenvolvimento fetal
  • degeneração neurológica (bebedores inveterados), como a demência e neuropatias periféricas
  • hepatopatia que progride para a cirrose e a insuficiência hepática
  • tolerância, dependência física e psicológica (vício)

Acidentes/Doenças/Alcoolismo/Efeitos

Mas a maltinha é a maior! Porque saiem.. porque fartam se de beber.. :/

Devia-se justificar, beber um pouco, descontrair, divertir, experimentar uma ou outra bebida, mas da maneira que isto vai.. é misturas e estão se a cagar para os seus corpos e capacidades. Show-offs.

Aproveitando o assunto sobre o alcool, na revista Teste Saude da DECO, vem a falar dos alcolocks ou alcohol interlocks:

Este aparelho, introduzido em 1986 na Califórnia, obriga o condutor a fazer um teste de alcoolemia antes de ligar o veículo. Se for detectado alcool acima do limite legal, a direcção é trancada.

(...)

Neste último país [Suécia], está a ser preparada legislação para tornar o alcolock obrigatório em autocarros e camiões. Além disso, fabricantes como a Saab, a Toyota e a Volvo já oferecem como opção.

Quanto ao nosso país, um inquérito realizado ao nível europeu mostrou que 70% dos inquiridos portugueses eram muito favoráveis à introdução do aparelho. (...) há que apostar neste aparelho, vulgarizando a tecnologia, para baixar os preços, que ainda são elevados.

Teste Saude da DECO

Comentários