menu

margarida.net

Aldeia típica de José Franco

Calendário de artigos

< Dezembro 2015 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
  01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Depois de um almoço na Ericeira, no restaurante César, fomos a caminho de Mafra mas o A parou o carro na aldeia de Sobreiro e eu acordei da minha sesta de 10 minutos por estar tão cheia de arroz de marisco. Não sabia o que iamos ver mas ali algures na estrada N116 tem uma entrada para a Aldeia Típica de José Franco.

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra
Aldeia típica de José Franco

Há imenso estacionamento por trás e uma entrada toda bonita entre muralhas desse lado. Nós estacionámos do lado da estrada nacional e como há carros mal estacionados nas bermas, pode ser um pouco perigoso circular por aí.

Não conhecia e fiquei espantada com este sitio óptimo para as famílias levarem as crianças mas que é giro de ver em qualquer idade.

José Franco foi um oleiro, ceramista e escultor e construiu, na sua aldeia típica, perto de onde vivia, uma miniatura de uma aldeia saloia com peças movidas a água. E existem várias lojas ao longo do terreno, de tamanho real, com profissões típicas de antigamente, que hoje muitas já nem existem.

A aldeia está aberta todos os dias mas tem horários de visita, das 09:30 às 18:00 e no verão fecha às 19:00. A entrada é gratuita, algo que o José Franco sempre fez questão por ter sido tão boa pessoa e ajudante da comunidade.

Tem uma zona de restauração e venda de pão com chouriço! E como fomos em dezembro até havia uma senhora a fazer filhoses.

Aldeia em miniatura

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra
Aldeia em miniatura com peças movidas a água

Profissões de antigamente

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra
Aldeia típica de José Franco

Presépio

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra
Presépio

Homenagens

Quando estava a concluir a nossa volta e entrámos novamente numa das lojas, descemos as escadas, pois não tinhamos feito inicialmente e encontrámos um museu com peças e condecorações que o José Franco recebeu, nomeadamente, foi abençoado pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de comendador pelo ex-Presidente da República, general Ramalho Eanes!

Museu

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra
Museu

Do lado do estacionamento, na entrada pelas muralhas, existe uma zona mais ampla com o espaço para restauração e mais algumas peças, como os Santos Populares.

Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra Aldeia Típica José Franco ou Sobreirinho de Mafra

À saída, ainda fomos a uma salinha onde atualmente um outro senhor faz peças de cerâmicas e conversou um pouco conosco enquanto construia uma peça constituída por várias pecinhas mais pequenas, tanto detalhe!

Vale a pena um passeio por esta aldeia e espantarmo-nos com o trabalho deste senhor! Um trabalho de uma vida.

Comentários