Google+ - novo serviço do google e convites

Calendário de artigos

< Julho 2011 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
        01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Como alguns já devem ter reparado o google lançou um novo serviço esta semana, o Google+, que se assemelha ao Facebook mas em vez de termos os nossos amigos e conhecidos podemos ter também pessoas que não conhecemos, como o Twitter, e organizá-las em círculos que são grupos de pessoas.
O google+ baseia-se em partilha de conteúdos e podemos especificar se queremos que esse conteúdo seja Público ou para que círculos e e-mails queremos partilhar.

Nas pesquisas do google temos vários icons +1 para partilhar esses artigos mas o que ainda me faz confusão é o facto de existir, na página do Perfil, um separador no Google+ com isso, outro com Mensagens, que é o outro, e outro com o Buzz... pessoalmente, utilizo bastante o Buzz, pois faço muito share de vários itens no Google Reader, mas isso fica num separador... se nos sites clicarmos no +1 vai para o outro separador mas não o vejo a aparecer no Stream e por último este Stream, se partilharmos mesmo nos locais apropriados aí sim vai para lá... mas talvez venha a perceber melhor isto. Para mim parece-me tudo muito semelhante.

Gosto bastante do look minimalista, que também afectou os resultados de pesquisa... não sei se afectará o Gmail e o Google Reader mas já vi quem criasse um tema para ambos e ficou muito giro (não sei se disponibilizou mas pelo menos mostrou).

E como no google chat, podemos usar, pelo menos que eu tenha conhecimento, 3 comandos para estilizar o texto, para tornar bold fica *texto lorem ipsum*, para tornar itálico fica _texto lorem ipsum_ e para tornar rasurado fica -texto lorem ipsum-.  Também dá para conversarmos com o pessoal por lá mas dispenso isso tanto aí como no facebook.

Existe o Sparks que são temas de interesse que podemos seguir, este faz-me lembrar o Tumblr que já experimentei e dá muito jeito, tenho é pouca coisa agora lá mas tenciono adicionar mais alguns items para seguir.

Esta semana li também no twitter um artigo que gostei bastante, chama-se Why yo momma wont use Google+ (and why that thrills me to no end) que fala sobre as pessoas normais e os geeks, ou seja, aqueles que não vão deixar o facebook, pelo menos tão cedo e os que já estão todos entusiasmados com isso... noto também que o pessoal do twitter anda mesmo contente com isto e eu também tenho gostado mas continuo a frequentar ambos... assim como possivelmente todos mas com o passar do tempo, os geeks vão deixando de usar o Facebook e usar mais o Google+. Mas aguardamos também por saber que novidades vêm aí do facebook, dizem que são espectaculares :O Será? Mas realmente não tenho notado nenhumas conversas sobre o Google+ no facebook, será que o pessoal sabe disto? O utilizador normal?

Bom, o Google+ tem tido muitos comentários pelos vários artigos publicados por lá, o que tem sido muito bom de ver essa actividade, não falo só de coisas minhas mas entre o pessoal nos círculos.

De momento e como qualquer produto/serviço novo do google, só está aberto através de convites, penso que ainda não seja possível enviar oficialmente por e-mail, pois existe uma zona para isso mas dá mensagem de erro mas há pelo menos uma forma de enviar os convites.
Penso que não exista nenhum limite de convites e por isso quem estiver interessado em ter um convite  basta deixar um comentário com o e-mail no respectivo campo (que não é publicado) e deixar um comentário a dizer que o quer. (Editado: penso que ja corrigiram e ja nao é possivel enviar. Editado novamente: acho que afinal ainda funciona)

O google também procedeu a algumas alterações pelos vários sites que tem, adicionando uma barra preta no topo dos sites em que no lado direito podemos partilhar conteúdos ou ver as notificações do Google+. No gmail, para além disso, modificou alguns botões que ficaram mais giros e adicionaram a paginação no topo da lista de e-mails que penso que não tinha pois chegou a acontecer-me mais do que uma vez, ter feito uma pesquisa por e-mails e como não via a paginação no topo pensava que não tinha mais páginas... oh well :P Nessa barra do topo, existe um primeiro link no lado esquerdo com um + e o nome da pessoa no novo serviço para irmos para lá directamente sem termos de aceder à parte das notificações ou por outro meio.

Deixo aqui um link do youtube com a playlist de vídeos que o google fez upload sobre o Google+: Youtube - The Google+ Project

Comentários