Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra

Calendário de artigos

< Junho 2011 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
    01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

No início deste mês, eu e o Filipe, aproveitámos o Dia de Portugal, na sexta-feira, dia 10, para dar uma escapadinha pelo país. Não temos este hábito mas penso que poderemos vir a experimentar mais este "vá para fora, cá dentro".

Pensámos logo em Gerês, porque ainda não fomos lá e ouvimos sempre falar muito bem mas já estava muito perto da data e devia estar cheio de gente - algo que tento evitar - então pensámos em Coimbra. Através do Booking.com vimos o Hotel da Quinta das Lágrimas que nos pareceu muito bonito.

História

A Quinta das Lágrimas tem a história do amor de D. Pedro por Inês de Castro que é conhecida da poesia portuguesa. No Jardim da Quinta das Lágrimas, existe a Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas, esta última onde Inês chorou quando foi assassinada. O Jardim é enorme e muito romântico.

Escapadinha

Fomos mesmo para o relax, não andar com correrias a ver muitas coisas de uma vez. Então, saímos de manhã... bem, já era hora de almoço... mas fizemo-nos à estrada e demorámos cerca de 2 horas e meio, penso que foi isso, isto para chegar às 15:00 que é quando se pode começar a fazer o check-in.

Entrada no Hotel Quinta das Lágrimas

Quando chegámos à rua do hotel, ainda demos 3 voltas àquelas ruas pois não sabiamos onde se entrava, apesar de olharmos sempre com suspeita para a porta alta e estreita que ali estava. Ora aquilo parecia-me uma porta para peões mas afinal os carros passam ali mas é apertadote! A porta também está sempre fechada e só abrem quando um carro pára lá à frente. Depois da porta minúscula e alta, tem um corredor muito bonito com árvores de ambos os lados, para atravessarmos com o carro até ao edifício de recepção e ir até ao estacionamento do hotel. Muito romântico e bonito.

Recepção e Quarto

Tinhamos reservado no booking o último quarto disponível, que era o Quarto Palácio (como podem ver lá no Booking.com) mas, penso que afinal esse quarto tem duas camas separadas que podem ser juntas mas não é a mesma coisa e tal, e quando chegámos tinha acabado de haver uma desistência então mudaram-nos para o Quarto SPA que fica no edifício mais moderno, onde tem tudo o que interessa, pelo que, só voltámos ao outro edifício quando foi para o checkout, dois dias depois. Mas por acaso, esse edifício da recepção é muito bonito por dentro e só consegui reparar mesmo à saída.

O Quarto SPA tem uma banheira com hidromassagem (que experimentámos e é engraçadito mas prefiro não voltar a gastar muita água), tem uma vista para o Jardim da Quinta das Lágrimas e é super sossegado.

O quarto tem ainda na parede um poema de Luís de Camões sobre a D. Inês de Castro.

O quarto está no edifício onde servem o Pequeno-Almoço (que estava incluído) e o Almoço (que é mais caro mas muito saboroso) e onde é o SPA, onde tem massagens (muito bom), o ginásio e a piscina interior (wohoo!). Fica também muito perto da piscina exterior (não experimentámos devido ao vício na piscina interior). Por dentro, o edifício tem uma exposição de Inês de Castro e o D. Pedro e uma biblioteca.
Tem também ligação a uns jardins mais pequenos e depois ao Jardim da Quinta.

O Jardim

O Jardim, como já disse, tem a Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas,. Perto da primeira fonte existe uma árvore com as raízes muito saídas e grandes, é a chamada Figueira-da-Austrália e é mesmo enorme.

E o Jardim vimos na sexta-feira quando chegámos, não explorámos uns caminhos mais longe, que ficou para domingo! Aquilo é tão grande que nos perdemos e fartámos de subir e depois ainda nos matávamos para ali a descer, mas tudo correu bem e ninguém caiu ou escorregou.

Piscina Interior

Na sexta-feira ainda visitámos a piscina interior que só apetece ficar lá para sempre. Tem 1,20m sempre e é escura e aquecida, é muito boa. Tivemos sorte pois não estava lá ninguém, ou esteve durante muito pouco tempo e não incomodaram, assim é que é bom, sem muita gente, eheh. A foto com o meu telemóvel à piscina, é que não ficou muito boa, aquilo também não costuma ter muita luz, pror isso, neste caso será mesmo melhor ver as fotos que têm no Booking ou por aí na net.

Restaurante O Telheiro

Na altura que decidimos vir a Coimbra, procurei uns artigos na net com sugestões onde ir passear, comer, divertir... e acabámos por escolher para jantar um restaurante que estava no meio da lista... nem no topo, nem no fim.. ali para o meio... ora devia estar bem no topo! Adorámos O Telheiro, é super recomendável e voltámos lá para jantar no dia a seguir, lol.

Ora, o Telheiro, fica ao pé da estação de comboios e custa a ter mesa, tem de se esperar, está sempre abarrotado, mas eles são rápidos a atender e a servir, são simpáticos. Enquanto esperávamos à entrada do restaurante, que é apertada, reparámos como serviam as coisas, nomeadamente as sobremesas, e reparámos num velhote sozinho, que deve morar ali perto, a comer a sua refeiçãozinha, a comer as sobremesas, bagaço e a sacar duma nota de 10 euros, pagar e ir-se embora... muito estranho..
Nós que estavamos cheios de fome, quando nos sentámos, atacámos as entradas, bebemos (suminhos!), refeição cada um... vieram os doces! (não bebemos café nem bagaço), estavamos a abarrotar e sobrou, infelizmente da minha parte que nem sempre consigo terminar tudo, e puff... 10 euros :O

Parece que ali, é tipo menu e é sempre 10 euros. Possivelmente os pratos que se têm de encomendar serão mais caros, mas não sei, nem ninguém diz nada, é um restaurante e pronto.

Mas falando dos doces, é tipo rodízio, primeiro trazem um leite creme (para os dois) com o açucar queimado, que é super delicioso, não sabia que fazia tanta diferença! Trazem também dois ananazes. Depois vêm com mais três sobremesas para cortarem as fatias para os nossos pratos :o
Claro que depois é a semana toda sem comer doces, senão lá se vai o colesterol, ainda por cima, termos lá ido duas vezes. Mas é uma coisa doida aquilo ali.

Noite

No sábado ainda fomos ao Oceans Bar, beber a minha morangoska que descobri ser uma bebida que gosto muito já que não suporto limas e assim coisas mais ácidas. Fomos assim para o cedo e não ficámos até tarde mas pareceu ser um sitio bem porreiro para ir com os amigos, conversar e ouvir música. Tem vários aquários compridos com muitos peixes, gostei muito do ambiente.

Spa

Antes do fim-de-semana marquei por e-mail uma massagem a dois no Spa do Hotel e fomos de manhã durante uma hora mas soube a pouco! No entanto, doeu-me um bocadinho nalgumas partes, tais como quando me esticaram os dedinhos dos pés ou na nuca mas nunca tinha tido nenhuma e foi relaxante.
Deram-nos um cházinho bué da bom no final ao pé da piscina e depois fomos visitar o banho turco e a sauna.

Gostei mais do banho turco mas o Filipe gostou mais da sauna. A diferença é que o primeiro é bué humido e o segundo é super seco... foi uma experiência e pêras!

Ainda nos metemos na piscina depois disso e ficámos lá mais uma hora, que vicio, muito divertido e era uma piscina só para nós! Só tenho pena não saber nadar grande coisa e cansar-me logo mas era muita boa.

Restaurante Aqua

E com isto passa-se um manhã! Vamos lá embora antes que não possamos experimentar o almoço do hotel. Como é do hotel, já sabemos que vai sair caro, mas o que não experimentámos mesmo foi o restaurante para jantar, o Arcadas, foi esse é que é mesmo muito chique!

O restaurante do hotel, é o Aqua e estava tudo muito saboroso, talvez a sopinha não estivesse assim tanto mas o resto, nom nom nom. Comemos Gnocchi e Salmão e depois veio a sobremesa, Panacotta, com o molhinho de frutos silvestres estava mesmo no ponto. Fotos deliciosas:

Dormir e dormir

Depois, o resto da tarde foi super produtiva, o Filipe ainda queria experimentar a piscina exterior mas eu comecei a pensar em como a água podia estar fria e em como tão boa era a interior que não fiz muito sacrificio em ir e ele também pois mal acordou, passámos a tarde toda a dormir. Ele desconfiava do chá mas eu acho que foi da massagem, relaxou-nos bué. Já só saímos para ir jantar ao nosso restaurante preferido, O telheiro! E foi grande pançada novamente.

Coimbra, Sé Velha

Para desmoer, fomos passear pelas ruas de Coimbra e é tudo muito bonito e asseado. Isto até nos perdermos mas voltámos novamente ao caminho anterior e era tudo bonito e asseado outra vez, lol. Estou a brincar, quando nos perdermos fomos para uma rua mais congestionada e depois enfiámo-nos numa rua calada de mais... então voltámos atrás à rua congestionada de carros e com algum pessoal da noite... em que o meu namorado super protector fez questão de nos apressarmos a sair dali. Depois voltámos à rua normal, até parecia a baixa de Lisboa mas mais limpa e larga, com as suas lojinhas de cada lado sem grande turismo, muito nice.

Fim

E assim foi a minha contribuição para o meu cantinho abandonado que nunca mais falei nada de jeito. Foi bom! Daqui a muitos meses há mais, eventualmente.

Comentários