Livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

No início desta semana terminei de ler a trilogia do Senhor dos Anéis, apesar de ter começado pelo O Hobbit, ganhei coragem e pus-me a ler os três livros seguintes pois apesar dos famosos filmes ainda não os tinha lido.

Mais a seguir às fotos e sinopses dos livros.

O Hobbit - Tolkien

Sinopse:

O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão.
São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis.

Publicações Europa-América
A irmandade do anel

Sinopse:

Em apreciação crítica à obra de Tolkien cuja edição portuguesa apresentamos, o Sunday Times escrevia que o mundo da língua inglesa se encontra dividido em duas partes: a daqueles que já leram O Senhor dos Anéis e a daqueles que o vão ler.

Não se enganava o crítico ao indicar assim que estamos perante uma obra de leitura obrigatória, que, sem qualquer sombra de exagero, se insere entre as mais notáveis criações literárias do nosso século. Situando-se na linha da criação fantástica em que a literatura inglesa é fértil (lembremos Lewis carrol com a sua Alice no País das Maravilhas), Tolkien oferece-nos uma obra verdadeiramente monumental, onde todo o mundo é criado de raíz, uma nova cosmogonia arquitectada por inteiro, uma irrupção de maravilhoso que é admirável jogo de criação pura. O sopro genial que perpassa na elaboração deste maravilhoso, traduzido sobretudo no realismo da narração, deixa no leitor o desejo irresistível de conhecer «esse» mundo que, como crianças, chegamos a acreditar que existe.

A Irmandade do Anel é o primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis, em que se integram também As Duas Torres e O Regresso do rei.

Publicações Europa-América
As duas torres

Sinopse:

No anterior volume desta trilogia, A Irmandade do Anel, o leitor travou conhecimento com alguns estranhos e simpáticos personagens que povoam o mundo que Tolkien construiu: Frodo, Gandalf, Pippin, Aragorn, Boromir, para citar apenas alguns.
Através deles ficou também a conhecer algumas espécies bizarras a viver em terras imaginárias: os hobitts, os orcs, os elfos, os anões. E acompanhou certamente todas as peripécias que se passaram à volta do misterioso anel de que Frodo era possuidor. Os perigos por que passaram para subtrair o anel às mãos cobiçosas dos inimigos, os trabalhos em que se viram envolvidos para conseguir o seu intento culminaram com a fuga e o desaparecimento de Frodo e a dispersão dos seus companheiros.Esta segunda parte, As Duas Torres, conta o que aconteceu a cada um dos membros da Irmandade do Anel, depois de o grupo se ter desfeito e até ao advento da Grande Escuridão e à eclosão da Guerra do Anel, que será contada na terceira e última parte.

As Duas Torres é o segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis, em que se integram também A Irmandade do Anel e O Regresso do Rei.

Publicações Europa-América
O regresso do rei LOTR

Sinopse:

A mais famosa trilogia da história da literatura.
Todo um universo criado de raiz.

Eis que chegámos à terceira parte de O Senhor dos Anéis.Esta terceira parte, O Regresso do Rei, trata das estratégias opostas de Gandalf  e Sauron, até ao fim da grande escuridão, que concluirá esta fantástica viagem pelo estranho mundo criado pela vivíssima imaginação de Tolkien.

Uma epopeia fabulosa que é acima de tudo uma história de Amor e Amizade, de magia e realidade, de guerra e paz, de coragem e entreajuda, de diferença e igualdade, de ambição e poder…Já lido por 100 milhões de leitores em mais de 25 línguas diferentes.

Publicações Europa-América

Gostei imenso, o meu favorito é mesmo O Hobbit e aguardo que comecem as filmagens do filme. Adorei e por vezes fazia-me rir, foi uma leitura muito agradável. Ficamos a saber como o anel vai parar às mãos do Bilbo Baggins porque nem tinha nada a ver para a história.

De seguida a trilogia do senhor dos anéis, ler estes livros já seria como recordar o filme e imaginar tudo como já tinha sido feito mas todos os dias nos transportes públicos lá iam eu entusiasmada para ver o que as personagens andavam a fazer ou aonde iam elas.

Em relação aos filmes tenho muita pena que não tenham colocado a parte do Tom Bombadil gostei muito dele mas o filme é tão longo que pronto... tinham que cortar em algo.

A parte mais diferente que achei do livro para o filme e que me lembro, porque sou esquecida, foi a espada do Aragorn, no filme ela só foi reforjada no último filme mas no livro ele andava com ela atrás e a dizer que era o herdeiro de Gondor... foi mais humilde no filme.

Também acho que fizeram bem nos filmes terem posto mais informação sobre os elfos e a Eowyn pois no livro não havia nesse ponto de vista, só entre as personagens principais da irmandade do anel.

O final do Regresso do Rei no livro foi mais uma parte cortada no filme, ainda é grandita, não e das minhas favoritas, preferia que não tivesse acontecido nada no Shire mas depois tudo fica ok.

E viva o Sam Gangee, o leal e corajoso Sam! Que no livro ainda usou o anel durante um bom bocado.

Sam Gangee - LOTR
Foto tirada enquanto via o LOTR em blu-ray.

Só houve uma parte nos quatro livros em que me senti aborrecida que acho que foi no livro As Duas Torres, na guerra, descrições de guerra não devem ser muito comigo.

Mas foi muito bom! Uma leitura muito boa durante três meses, pois comecei O Hobbit em Julho e só leio mesmo nos transportes - comboio e metro.

Comentários