Slices

Calendário de artigos

< Fevereiro 2007 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
      01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        

Podes fazer layouts no Photoshop e quando tens de recortar bocadinhos de imagens, para não fazeres uma a uma ou com o crop, poderás utilizar a Slice tool. Consiste cortar esse mesmo layout, ou o que quer que seja, em fatias, e ele salva automáticamente todas para uma pasta.

Se fizeres, por exemplo, um layout tipo o próximo exemplo:


Clica para ampliar

Para cortar cada parte e salvar todas as imagens, sem sobrar aqueles espaços se fizesses manualmente, basta pegar na slice tool:

E começar a seleccionar (clique do rato e arrastar), para editar é só alterar para a Slice Select Tool. Tem em atenção espaços que possam não ficar seleccionados, utiliza o zoom para uma melhor selecção.


Clica para ampliar

No canto superior esquerdo de cada slice, aparece o nº do slice a azul. Para visualizar os slices ou omitir basta ir a View > Show Extras, ou View > Show > Slices.

Por fim, Save for Web, e podes salvar em html, onde o próprio programas fará tabelas com as imagens e o nome que se salvar esse ficheiro é o nome que ficarão todas as imagens.

Dica: para seleccionar as extensões das imagens, se elas ficarem .jpg e quiseres antes em .gif, ou vice-versa, é salvar outro ficheiro qualquer sozinho, sem slices, com essa extensão e depois voltar a esse e quando salvar ele detecta a última extensão que um ficheiro foi guardado.

Nota: é preferível não usar tabelas para o layout como o Photoshop as crias, mas é um bom comeåo. Esse código html que o photoshop cria também não é dos melhores, por não ser válido em html, um exemplo é não ter o alt="descrição" ou apenas alt="", nas imagens.

Aparte: para o efeito que está no layout, basta ver o tutorial Cristais 3d, mas o Lens Flare foi 105mm Prime, de seguida, como diz esse tutorial, Artistic > Fresco e Stylize > Extrude, neste em vez de Pyramides são Blocks e coloquei: size: 2, depth: 70, random e solid front faces.

Depois blending options > gradient overlay e selecionar um dos gradients ou fazer um e escolher o blend mode adequado.

Comentários