#00413

Calendário de artigos

< Abril 2004 >
S T Q Q S S D
voltar ao mês actual
A carregar
      01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

-09:37- De vez em quando passa com cada pardal mais gordo ali a frente da janela, mas o que é que eles andam para ali a comer.

-10:15- Tenho andado por aqui e tal, de roda do site, é enquanto dá, férias, entretenho-me com isto, mas não quero que começem as aulas para a semana, ganda treta.

-12:02- Criei um novo guestbook, o antigo nem sei se ainda dá, aquilo é tão lento a abrir falha sempre. Bem que agradecia se escrevessem lá qualquer coisinha.

Cieiro

Trata-se de um problema dermatológico que se observa quase exclusivamente na face, particularmente nos lábios, regiões malares, nariz e dorso das mãos. Zonas do nosso corpo que são extremamente sensíveis e que estão bastante expostas ao meio ambiente.

Entre as causas que provocam o cieiro estão algumas substâncias, como a água, o álcool, ou o éter, porque removem a gordura e secam a pele. No entanto, a causa mais frequente é a exposição ao frio, pois diminui as secreções cutâneas.

O vento agrava ainda mais as perdas hídricas, pelo que é um factor envolvido. De um modo geral todos os factores que contribuem para a secura da pele podem desencadear este problema dermatológico

Contudo, as pessoas com maior probabilidade de estarem sujeitas a episódios de cieiro são as que, constitucionalmente, já têm pele seca e as crianças antes da puberdade, uma vez que a sua pele é mais fina e a secreção sebácea menor.

No combate ao cieiro

Existe uma numerosa e variada gama destes produtos no mercado, sob a forma de loções, cremes, pomadas e batons, em regra muito eficazes, embora com propriedades cosméticas diferentes. Outra forma de ajudar a que o cieiro passe mais rapidamente é não humedecer os lábios. Acto que a maioria das pessoas se sente tentada a fazê-lo devido à sensação de secura que este problema provoca. Além disso, é conveniente não arrancar as peles secas com os dentes, pois só agrava a inflamação.

O cieiro, além de ser uma situação incómoda, sobretudo pelo prurido que causa, provoca fissuras que podem ser dolorosas e são uma porta aberta à infecção, o que é agravado pela coceira, particularmente em crianças.

Lembre-se...
Diga sim... aos líquidos e aos cremes emolientes e hidratantes, para prevenir e controlar o cieiro: protegem os lábios do frio ou, se já estiverem secos e gretados, repõem a hidratação.
Diga não... a mordiscar os lábios, arrancar as peles e humedecer constantemente os lábios com a língua.

Comentários